Meio Ambiente E Qualidade De Vida
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores. (OLIVEIRA, 1990,p.18)
Objetivo geral:
- despertar a conscientização a respeito do Meio ambiente e da importância da sua preservação.
Objetivos específicos:
- envolver a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos.
- criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo.
- reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.
Problemática: a consciência ambiental é um processo longo e contínuo, e como ponto de partida devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro, para que ela possa de fato ocorrer. Conscientizar sobre a qualidade de vida e o meio ambiente é muito mais do que apenas trabalhar conceitos, é trabalhar e vivenciar situações que possibilitam a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
Metodologia:
Aprender a ser: adquirir e refletir sobre competências pessoais relacionadas ao tema.
Aprender a aprender: pensar, argumentar, buscar e