meio ambiente e publicidade
Juciara Gomes Machado Dolabella
RA 1418394
Belo Horizonte
Maio de 2014
Atividade Interdisciplinar de Prática Como Componente Curricular
TEMA:
“Análise de uma peça publicitária institucional sobre meio ambiente em função do gênero textual, registro linguístico e diversidade cultural”.
Belo Horizonte
Maio de 2014
O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “biocultural”. Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia.Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.
A publicidade é uma das maiores forças da atualidade. É a grande energia que impulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e todas as outras atividades presentes na sociedade. Ao mesmo tempo, ela pode ser vista como a maior influência de sugestão para orientar a humanidade politicamente, para criar estados de oposições, para revolucionar os métodos e para difundir aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidade. Ou seja, a publicidade está