anaximenes
Anaxímenes de Mileto (588— 524 a.C.) foi um filósofo pré socrático do período arcaico, activo na segunda metade do século VI a.C. Foi um dos três filósofos da escola milésia, é identificado como estudante de Anaximandro. Anaxímenes, tal como outros na sua escola de pensamento, praticou o materialismo monista. Esta tendência para identificar uma específica realidade composta de um elemento material constitui o âmago das contribuições que deu fama a Anaxímenes.
Escreveu obra sobre a natureza, Em prosa.
Dedicou-se especialmente a meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a luz da lua é proveniente do sol.
Anaxímenes e Arche
Enquanto os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o Arche, a substancia primaria era a água e o apeiron, ele prospectivamente, Anaxímenes afirma ser o ar a sua substancia primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas. Enquanto a escolha do ar possa parecer arbitrária, baseou as suas conclusões em fenómenos observáveis na natureza, como a rarefacção e a condenação. Quando o ar condensa, torna-se visível, como o nevoeiro e depois a chuva e outras formas de precipitação, e em quanto o ar arrefece, Anaxímenes suponha que se formaria a terra e posteriormente pedra. Encontraste, a água evapora em ar que posteriormente por ignição produz chamas quando mais rarefeito. Enquanto outros filósofos também reconheciam tais transições em estados da matéria, Anaxímenes foi o primeiro a associar os pares de qualidades quente/seco e frio/molhado com a densidade de um único material e a adicionar uma dimensão quantitativa ao sistema monista.
Segundo menciona Plínio, o Velho na sua obra Historia Natural (Livro II, Capítulo LXXVI), Anaxímenes foi o primeiro a analisar geometricamente aspectos das sombras para medir as partes e divisões do dia, e desenhou um relógio de sol que denominava Sciothericon.