Meio amb
O Problema a ser utilizado em nosso projeto ocorre em praticamente todos os restaurantes, principalmente aqueles em que não há formas de recolhimento de resíduos, como gordura óleos e restos de alimentos. Que acabam em lixões sem nenhuma utilidade ou nos esgotos causando grandes problemas para o tratamento da agua ou até mesmo ao próprio restaurante que em muitas vezes encontram problemas em suas caixas de gordura e etc..
A Solução
O projeto consiste em utilizar a gordura e óleo, que normalmente não tem o devido armazenamento e descarte, e transformar em produtos (sabão) a serem utilizados no próprio restaurante e/ou fazer doações, destes produtos criados, a comunidades carentes. O mesmo ocorre com os restos de legumes, frutas, etc. (que passam pelo processo de compostagem orgânica), como cascas e parte não utilizadas (produtos que trazem a presença de pragas, como roedores e também o mau cheiro).
A execução do projeto traz ao restaurante uma imagem de consciência ambiental e também auxilia na redução dos gastos com produtos manufaturados e sem contar na imagem de empresa preocupada com o bem estar da sociedade.
O Processo
O processo consiste em: * O primeiro foi o óleo usado. Armazenavam o óleo já usado e coavam para retirar os restos de fritura. Para cada 2 litros de óleo usado usam-se os seguintes ingredientes: 800 ml de água quente, 80 ml de amaciante de roupas e 400 gramas de soda cáustica. Como fazer: despejar a soda cáustica em escamas em um balde depois coloque água quente (detalhe e preciso dissolver completamente a soda cáustica na água),depois de diluído coloque o óleo usado e depois de mexer coloque o amaciante. Depois desses passos e preciso mexer por quarenta minutos ate q a mistura fique bem homogênea. Depois coloque em uma forma e espere ate endurecer. Corte em tabletes e espere 10 dias para usar. Dessa forma o restaurante fabrica sabão pra seu próprio consumo na higienização dos pratos, talheres e panelas etc.
*