Aula nota 10
Duração de cada ATPC: 50’
PLANO DE AULA
PROFESSORA ANTONIA MARLETE
Estratégias de leitura
Caso de secretária – Carlos Drumonnd de Andrade 1. Objetivos
Despertar a criatividade estimulando o prazer pela leitura utilizando estratégias de leituras, com estímulos a produção textual, enfatizando a sonoridade na leitura.
Justificativa
Marcuschi (2001, pp. 25-26), define que são fundamentais para a apresentação do plano de aula:
"a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos mais variados contextos de uso (...)”.
"a fala seria uma forma de produção textual-discursiva para fins comunicativos na modalidade oral (situa-se no plano da oralidade, portanto), sem a necessidade de uma tecnologia além do aparato disponível pelo próprio ser humano. Caracterizam-se pelo uso da língua na sua forma de sons sistematicamente articulados e significativos, bem como os aspectos prosódicos, envolvendo ainda uma série de recursos expressivos de outra ordem, tais como a gestualidade, os movimentos do corpo, a mímica." A oralidade faz parte da pratica social diária, presente na vida dos nossos alunos, por isso a importância de se trabalhar o gênero e suas variações em sala de aula. No caso conhecer o texto oralmente, para só depois o conhecer na forma escrita. O texto pertence ao gênero conto sua tipologia é textos de enredamento visando envolver o leitor, desafiando sua imaginação, seu prazer, sua inteligência , no domínio social é uma literatura ficcional, sua linguagem é dominante representada pela ação, criação e reconstrução de uma intriga de sequência temporal e causal.
2. Descrição das atividades
Apresentar o tema para sala, sondando o que eles já sabem sobre o assunto: estratégias de leituras. Após a sondagem fazer a apresentação aos professores.