RESP SOCIAL E MEIO AMB
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Nome do acadêmico:
JOICEMARA DELLA LIBERA
Número do RA:
9142235400
DESAFIO PROFISSIONAL
Nome do tutor EAD: Juliana Leite Kirchner
Tutor (a) Presencial: Carla Daiane Simor Nedeff
Campo Verde – MT
Novembro 2014.
Passo 01:
Todo trabalho produz impactos, sejam ambientais, sociais ou econômicos, em tempos de discussões sobre responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, adotar uma postura voltada para o caminho da sustentabilidade é de suma importância. Considerando os grandes impactos ocasionados pela construção civil e as mudanças que esses impactos causam no meio ambiente e na sociedade, foi elaborado o trabalho, o qual contextua quais os impactos causados pela construção civil e também as medidas que podem ser tomadas a fim de minimizar tais impactos.
A grande maioria dos materiais utilizados nos processos da construção civil não são renováveis, 40% e 75% dos recursos naturais são consumidos por este setor, a cada tonelada de clínquer (principal substância do cimento) produzida, mais de 600kg de CO² são lançados na atmosfera. Devido a ausência de reutilização dos resíduos durante a construção e demolição de obras, há um número muito elevado de entulhos, no Brasil estes entulhos representam 25% dos resíduos industriais. O consumo elevado de energia elétrica e água potável, também gera preocupação. Além disso, ainda há a alterações do solo causadas pelas barragens, aterros e terraplanagens, inundações de grandes áreas, o corte das vegetações, dificuldade do tráfego em metrópoles, poluição visual e sonora, estas últimas geralmente nem sequer são levadas em consideração.
2° Passo:
A sustentabilidade econômica visa a melhoria das ações empresariais no que diz respeito ao âmbito do meio ambiente, de forma que reduza os custos, auxilia a economia e contribui com o desenvolvimento sustentável, o que vem a se tornar um diferencial da empresa a torna competitiva. Economias