Medodologia do ensino fundamental
PEDAGOGIA 4° A.M
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
(ATPS, 2° ETAPA)
MARTA ALICE
São Bernardo do Campo
2012
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Este artigo foi baseado em algumas pesquisas, abordando um assunto que vem tomando tamanha proporção e várias discussões na aérea da educação brasileira, sendo a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, com o intuito de melhorar a educação em nosso país.
O ensino fundamental de nove anos tem como objetivo ser a maior formação básica do individuo, agora na sua recente formatação tendo duração de nove anos, e é obrigatório e gratuito em toda rede pública, a partir dos seis anos de idade, o ensino fundamental deve ser gratuito também aos que não tiveram acesso à escola na idade correta.
O Brasil foi o último país da America latina a ampliar de oito para nove anos, havendo uma obrigatoriedade do ensino fundamental. Essa implantação exigiu mudanças na proposta pedagógica, no material didático e principalmente na formação do professor.
Segundo o MEC, a intenção de ampliar o período de escolaridade obrigatória, foi assegurar o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental para possibilitar a essas crianças um tempo maior de convívio escolar, ampliando e qualificando suas oportunidades de aprendizagem.
Hoje há uma grande preocupação com as crianças fora da escola levando assim, ao ensino de nove anos, há ampliação em mais um ano de estudo é alavancar a qualidade da educação, incluindo as crianças que são de situações de risco, podendo permanecer na escola mais tempo e tendo talvez um sucesso na aprendizagem.
Sabe-se que este tema é contraditório, há profissionais que assegurem que o ensino de nove anos possa conceder ao cidadão brasileiro há uma educação digna, e outros relatam que esse ensino poderia ate dar certo, se não fosse à falta de profissionais