Medições de tempo - pêndulo simples
Física Experimental
Medições de Tempo
Pêndulo Simples Aluno: Douglas Carnaiba Marques dos Santos
Professor: Ruy Morgado de Castro
Resumo O presente relatório procura avaliar, através de métodos estatísticos, a medição do tempo de oscilações de um pêndulo simples. Inicialmente, foram medidas oscilações do referido pêndulo através de um cronômetro. Esses dados foram organizados em uma tabela e serviram de referência para a construção de um histograma. Calculou-se, então, a média e o desvio padrão dos mesmos dados para se construir a curva da gaussiana. Por fim, comparou-se a dispersão dos dados da curva obtida com os dados de uma tabela padrão que mede o nível de confiança dessa dispersão.
Introdução Esta experiência tem por objetivo ilustrar a dispersão de dados e avaliá-la através de métodos estatísticos Particularmente, o evento a ser estudado experimentalmente é o movimento oscilatório de um pêndulo simples, e a grandeza a ser obtida é o período de pequenas oscilações do referido pêndulo. [1] Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, fixado em um ponto tal que possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas ([pic]máximo = 15o), tendo preso à sua extremidade inferior uma massa pendular m. [3]. O desenho de um pêndulo simples está mostrado na Figura 1.
[pic]
Figura 1: Desenho esquemático de um Pêndulo Simples.
Oscilação é o movimento que um pêndulo faz ao deslocar-se alternativamente num e noutro sentido, de tal forma que passe sempre pelas mesmas posições [4]. O tempo necessário para a massa pendular m realizar esse movimento é chamado de período de oscilação.
Descrição Experimental – Arranjo Experimental: Como massa pendular, utilizou-se uma esfera metálica de peso m, presa à extremidade inferior de um fio de nylon. O nylon foi utilizado por obter as características necessárias para a