1ª Lei de Newton
RESUMO Esta experiência teve por objetivo, ilustrar a importância do procedimento adotado para realizar medições de tempo. A eficiência do procedimento adotado está associada à redução dos efeitos estatísticos, isto é, o valor da incerteza associada a medições realizadas com um cronômetro deve ser o menor possível. O evento estudado experimentalmente foi o movimento oscilatório de um pêndulo simples. A grandeza a ser obtida é o período de pequenas oscilações do referido pêndulo.
INTRODUÇÃO Nessa experiência, foi estudada a relação entre o período de oscilação, T, de um pêndulo simples seu comprimento L. Através dessa análise pode-se determinar o valor da aceleração da gravidade, g, local. Um pêndulo simples consiste num corpo de massa m suspenso por um fio conforme mostrado na Figura 1. Deslocado de sua posição de equilíbrio por uma perturbação qualquer e, posteriormente abandonado, o pêndulo oscila em movimento harmônico simples (M.H. S).
Figura1: Desenho esquemático de um Pêndulo Simples. Neste arranjo m corresponde a massa. L ao comprimento e θ ao ângulo de oscilação, do Pêndulo.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Arranjo Experimental: Como massa pendular, utilizou-se uma esfera metálica de peso m, presa à extremidade inferior de um fio de nylon. O nylon foi utilizado por obter as características necessárias para a realização do experimento. Para conhecer o ângulo θ, um transferidor com divisões iguais a 1º foi adaptado junto à extremidade superior do fio de nylon. Para medir o tempo das oscilações do pêndulo, utilizou-se um cronômetro TECHNOS®.
Procedimento experimental: Primeiramente, deslocou-se o pêndulo de sua posição de repouso para um ângulo de 15º. Obteve-se o período do pêndulo para um dado comprimento L cronometrou-se o tempo de uma oscilação completa. Obteve-se o período médio do pêndulo cronometrando o tempo de 10 oscilações completas, repetiram-se 50 vezes as medições,