As leis da física aplicadas no trânsito. 1ª Lei de Newton
1ª Lei de Newton
SUMÁRIO
2.1 1ª Lei de Newton: Lei da Inércia 5
3 CONSIDERAÇÕES 6
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no artigo 65, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional.
A função básica do cinto de segurança consiste em impedir que os corpos dos ocupantes de um veículo em movimento sejam projetados para frente, no caso de uma colisão frontal. Isso ocorre devido a um comportamento natural de qualquer corpo, descrito pelo Primeira lei de Newton.
Sendo assim, o presente trabalho tem por finalidade apresentar a primeira lei de Newton e sua influência no trânsito.
2 PRINCÍPIOS DA DINÂMICA: LEIS DE NEWTON
As leis foram feitas para regrar comportamentos. Analisando esta perspectiva através do trânsito, verificamos que a disputa por espaços, somada ao individualismo da maioria dos personagens que transitam pelas vias, provoca, inevitavelmente, uma colisão de interesses. As leis são aplicadas para que esse embate não subtraia direitos e garantias individuais muito menos coletivas. Alguns preceitos legais são burlados constantemente e a conseqüência deste ato não afeta, algumas vezes, o infrator. Porém, as leis da física não podem ser iludidas. As três leis de Newton, publicadas em 1687, que descrevem o comportamento de corpos em movimento, demonstram que no trânsito não se permitem atitudes equivocadas, pois elas sempre cobrarão o seu preço. Perceberemos que, diariamente, em nosso cotidiano, estamos sujeitos às leis da física. Tendo conhecimento desses princípios, e de como eles serão aplicados ao trânsito, entenderemos o quanto é importante transitar respeitando as normas de segurança implementadas pelo código de trânsito.
2.1 1ª Lei de Newton: Lei da Inércia.
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou em movimento