1ª lei de newton
Com relação ao que discutimos na disciplina, inicialmente no primeiro mês, foi apresentada uma série de experimentos relacionados aos temas que trabalharíamos no dia da visita dos estudantes à Unicamp. Dentre eles discutimos mecânica sem rotações (queda livre, inércia, lançamento), mecânica das rotações, eletricidade e magnetismo. Foram feitas demonstrações com os experimentos inclusive com a participação de nós alunos na execução dos mesmos, bem como analise de vídeos a respeito de eventos e experimentos semelhantes ao que apresentaríamos. .
Por serem experimentos de fácil demonstração e entendimento podem ser classificados como didáticos. Permitem visualizar de modo imediato os conceitos e definições envolvidas, características essas de extrema importância tendo em vista que o publico alvo para o qual os apresentaríamos ser alunos de ensino médio, muitas vezes com noção do conceito mas com pouco pratica em experimentação. Já no segundo mês de aula foi feita a definição dos temas e por qual aluno cada um desses temas seria trabalhado. Sendo que a mim foi definido trabalhar com o tema da primeira lei de Newton (inércia). Nesse tema a principio foi determinado que seria trabalhado os experimentos da retirada de uma folha de papel de embaixo de um peso, arrasto de uma garrafa por meio de um barbante, pomba que não cai, garrafa que não cai, equilíbrio com dois garfos.
Estive por três vezes no laboratório de ótica, oportunidades em que pude constatar que tratavam-se de experimentos de fácil realização e coerentes com o nosso objetivo de exemplificar e visualizar a atuação da inércia, na medida em que nos permite verificar e demonstrar a primeira lei de Newton de maneira simples e prática. Nas duas semanas quando as aulas foram ministradas pelo monitor Daniel, nos focamos essencialmente em como seria praticada as apresentações no dia em que fosse ocorrer a visita, como também na analise e