Pendulo simples
Os objetivos ao realizar estas experiências é comprovar e entender o conteúdo proposto pela disciplina de física II, sendo ele oscilações de pêndulos. Partindo da realização deste experimento; comprovar valores experimentais e teóricos do período de oscilações dos pêndulos físico e simples; verificar a sincronização entre os dois pêndulos físico (em forma de barra contínua e barra chata) e o pêndulo simples; determinar experimentalmente a aceleração da gravidade, usando períodos referentes as medições que serão realizadas; representar graficamente o suporte oscilador antes do lançamento das barras penduradas, além de conhecer alguns materiais do laboratório.
4. Metodologia
4.1 Suporte de sustentação para pêndulo físico e pêndulo simples com regulagem do comprimento (Oscilador) - É um instrumento utilizado para realizar medições oscilatórias, tanto para pêndulo físico quanto para pêndulo simples.
4.2 Cronômetro - Um cronômetro é utilizado coloquialmente para designar um instrumento que mede o tempo e conserva a unidade. Geralmente é utilizado para determinar quanto tempo se passou para realizar alguma coisa.
4.3 Régua - É um instrumento de medidas, usado para medir determinadas distâncias.
4.5 Barra contínua - Barra utilizada como corpo de prova, com perfurações para poder ser colocada no oscilador.
4.6 Barra chata – é uma barra retangular utilizada como corpo de prova.
4.7 Balança de precisão – instrumento de medição utilizado para pesar massas diversas com precisão. Utilizamos para pesar os corpos de prova.
(4.1) (4.2) (4.7)
5. Resultados
5.1 Pesos dos corpos de prova 5.1.1 Corpo de prova 1 (barra) – 94,8g 5.1.2 Corpo de prova 2 (pêndulo) – 7 g
Conforme medições realizadas para o pendulo simples e da barra chata obtivemos os seguintes valores teóricos:
- Pêndulo simples:
Cálculo para pêndulo simples (pequeno)