Pêndulo em movimento
Nome: Caroline Costa Laud
Resumo
O experimento teve por objetivo observar a oscilação de um pêndulo simples, através de medições, e a partir destas, os dados foram analisados, e foram construídas tabelas, gráficos, além do cálculo da média e do desvio padrão, demonstrando assim as características do período. Enaltecendo a mínima interferência dos operadores para que os dados fossem de maior confiabilidade e consequentemente os resultados também.
Introdução
O experimento teve como objetivo determinar o período de oscilação de um pêndulo simples, obtendo resultados através de medições e analise de dados coletados em sala e aula.
Um pêndulo simples conforme ilustrado na Figura 1 é um corpo ideal que consiste de uma partícula suspensa por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob a ação da gravidade; o movimento é periódico e oscilatório, sendo assim podemos determinar o período do movimento. (2)
Figura 1: Desenho esquemático de um pêndulo simples no qual m corresponde a massa da esfera, L o comprimento do fio, e corresponde ao ângulo de oscilação do pêndulo.
As forças atuantes no pêndulo são a força peso m.g (P), e a tensão T exercida pelo fio. O peso m.g pode ser decomposto numa componente radial de módulo P.cos e numa componente tangencial P.sen.
Portanto o período de um pêndulo simples pode ser expresso por: (1)
Onde: l é o comprimento do pêndulo, e g a aceleração da gravidade.
Descrição Experimental
O arranjo (Figura 3) consistia numa base no qual havia um suporte, que sustentava uma haste onde era preso um fio de nylon e um transferidor utilizado para verificar de qual ângulo a esfera de plástico da extremidade do fio seria abandonada.
Figura 3.
O procedimento de medição consistia em verificar o