Medição de vazão em condutos forçados
FACULDADE PIO DÉCIMO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CONDUTOS FORÇADOS
Alunos:
Allan Yswtom
Antonio Oliveira
Fabrício Gama
Manoel Michael
William Souza
Professora:
Ana Paula
Matéria:
Hidráulica
Aracaju
26/10/2011
1.0 - INTRODUÇÃO
A aula prática realizada no laboratório de Hidráulica, dia 19 de outubro de 2011 ministrada pela professora Ana Paula teve como objetivo a realização da medição da vazão em um conduto forçado através do dispositivo denominado diafragma.
2.0 - METODOLOGIA
2.1 - Fundamentos teóricos
Em Hidráulica de condutos forçados pode-se utilizar, para a medição de vazões, os chamados medidores deprimogêneos ou diferenciais, em que a vazão é obtida às custas de uma diferença localizada de pressões causada por uma singularidade introduzida no escoamento. Exemplos destesmedidores são o Venturi, o Diafragma, o Bocal e o tubo Dall. Os aparelhos devem ser calibrados em laboratório e cada instalação deve seguir norma específica para garantir a validade da respectiva equação e a precisão das medidas. Estima-se que 80% de todas as medições de vazão (líquidos, gases) de instalações industriais de conduto forçado sejam feitas por dispositivos de pressão diferencial. No nosso experimento foi utilizado o medidor Diafragma.
Definição de diafragma: é um dispositivo de medição de vazão em um conduto forçado, este dispositivo provoca um estreitamento de seção transversal do escoamento de forma brusca. Neste experimento verificamos o valor da vazão numa determinada tubulação com o manômetro em U. Nessa tubulação é feito um orifício com diâmetro compreendido entre 30% e 80% em relação a seu diâmetro, sendo que valores inferiores a 30% correspondem a perdas excessivas e superiores a 80% não possuem boa precisão. A instalação desse orifício deve ser feito em trechos retilíneos horizontais ou verticais sem qualquer causa perturbadora que venha a interferir nos resultados como derivações,