HIDRAULICA- MEDIÇAO DE VAZAO EM CONDUTOS FORÇADOS
734 palavras
3 páginas
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA “ PIO DECIMO” S/C LTDAFACULDADE PIO DECIMO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CLAUDSON OLIVEIRA SANTOS
GABRIEL DE ALBUQUERQUE LEITE FORTES
GABRIELA MOURA DE AZEVEDO SOUZA
MARY SANTANA SARAIVA
MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CONDUTOS FORÇADOS
ARACAJU-SE
16/10/2013
CLAUDSON OLIVEIRA SANTOS
GABRIEL DE ALBUQUERQUE LEITE FORTES
GABRIELA MOURA DE AZEVEDO SOUZA
MARY SANTANA SARAIVA
MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CONDUTOS FORÇADOS
Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pio Décimo, sob orientação da prof. Ana Paula B. Ávila Macêdo, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Hidráulica.
ARACAJU-SE
16/10/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. METODOLOGIA
2.1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.2. ENSAIO EXPERIMENTAL
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O objetivo desta prática foi descrever o processo de medição de vazão em um conduto forçado através do dispositivo denominado diafragma. A prática científica experimental foi realizada na Faculdade Pio Décimo no dia 02 de outubro de 2013.
As principais atividades realizadas foram: Apresentação teórica, ministrada pela professora Ana Paula, e por conseguinte foi apresentado o equipamento em estudo, que posteriormente foi utilizado para obtenção das diferenças de altura das colunas de mercúrio através do manômetro instalado, e assim efetuar os cálculos correspondentes a vazão real.
METODOLOGIA
2.1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1.1- O conjunto
O conjunto motor/bomba bombeava a água por um tubo que passava por dois pontos, onde foram feitas as medições no manômetro. O tubo apresentava a sessão reduzida em determinado ponto, apresentando dessa forma um diâmetro “D” que representava o diâmetro do tubo e outro “d” que representava o diâmetro da seção reduzida.