Análise Contábil Petrobras
Estudo dirigido Petrobras Petróleo Brasileiro SA
25/06/2012
Histórico da Empresa
Em outubro de 1953, através da Lei 2.004, a Petrobras era criada para executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União. A Petrobrás - Petróleo Brasileiro SA iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP):
Campos de petróleo com capacidade para produzir 2.700 barris por dia (bpd);
Bens da Comissão de Industrialização do Xisto Betuminoso;
Refinaria de Mataripe (BA), processando 5.000 bpd;
Refinaria em fase de montagem, em Cubatão (SP);
Vinte petroleiros com capacidade para transportar 221.295 toneladas;
Reservas recuperáveis de 15 milhões de barris;
Consumo de derivados de 137.000 bpd;
Fábrica de fertilizantes em construção (Cubatão - SP).
Ao longo de quatro décadas, tornou-se líder em distribuição de derivados no país, colocando-se entre as vinte maiores empresas petrolíferas na avaliação internacional. Detentora da tecnologia mais avançada do mundo para a produção de petróleo em águas profundas, a Companhia foi premiada, em 1992 e 2001, pela Offshore Technology Conference (OTC).
Em 1997, o Brasil ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. E nesse mesmo ano foi criada a Lei n º 9.478, que abre as atividades da indústria petrolífera à iniciativa privada. Com a lei, foram criados a Agência Nacional do Petróleo (ANP), encarregada de regular, contratar e fiscalizar as atividades do setor; e o Conselho Nacional de Política Energética, um órgão formulador da política pública de energia.
A Petrobras teve um grande desafio quando foi quebrado, em 1997, o monopólio das atividades ligadas a exploração, produção e refino de petróleo e gás natural. Este desafio foi superado pela empresa como será mostrado posteriormente no trabalho. As explicações para o