As atividades que competem a um relações publicas
As atividades que competem a um profissional de Relações Públicas
Um profissional de Relações Públicas pode atuar em um vasto campo da comunicação. Sendo o elo entre uma instituição privada, pública ou ONG e sua respectiva comunidade de interesse, o RP é responsável pela gestão de comunicação. Isto é, ele desempenha um trabalho institucional ou organizacional visando desenvolver estratégias que prezem pela imagem da instituição, organização ou empresa, estabelecendo um equilíbrio entre a identidade dela.
O RP é responsável, ainda, pelo planejamento estratégico. Ou seja, ele formula objetivamente ações que busquem de forma coente e sustentável o crescimento e o bom funcionamento interno e externo da corporação para a qual ele presta serviço. As redes sociais estão sendo largamente utilizadas a fim de promover, divulgar e defender a imagem das instituições contratantes do profissional em foco.
É fundamental que o Relações Públicas realise pesquisas de opinião pública. Elas ajudam a sondar o público de interesse e, a partir essa sondagem, entender as necessidades da comunidade pesquisada, bem como saber os resultados de estratégias anteriormente implantadas. Dessa forma, as estratégias de marketing podem ser desenvolvidas com maior precisão e maiores chances de acerto. Outra atividade importante é a de assessoria de comunicação. Essa tarefa consiste basicamente na administração de informação entre uma entidade e seu público. É inerente ao ofício de RP, também, a gestão comunicacional interna e externa, organização de eventos e gerenciamento de crises. Todas as atividades elencadas visam administrar a comunicação dentro e fora de uma entidade, atendendo aos interesses dela.
http://www.unisinos.br/graduacao/relacoes-publicas;
Artigo de Cássius V.L. de Vasconcelos retirado do site do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – CONFERP publicado 05 de maio de 2013;