MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CONDUTOS FORÇADOS

992 palavras 4 páginas
FACULDADE PIO DÉCIMO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Micaela De Castro
Gabriella Iane
Luiz Carlos Santos

MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CONDUTOS FORÇADOS

Aracaju - SE
Abril/2013
Micaela de Castro
Gabriella Iane
Luiz Carlos Santos

MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CONDUTOS FORÇADOS

Relatório da primeira aula experimental: Medição de Vazão em Condutos Forçados, da disciplina Hidráulica do curso Engenharia Civil da Faculdade Pio Décimo.
Profª. Ana Paula Barbosa Ávila Macêdo

Aracaju - SE
Abril /2013
LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Através do estudo de Condutos Forçados, obtivemos conhecimento teórico para implantação em aula pratica e obtenção das medidas de vazão. No processo realizado utilizamos agua como fluido em questão, utilizamos um canal, em que nele foi adaptado um diafragma. As diferenças de pressão foram observadas através do desnível entre o mercúrio que se encontrava em um duto graduado. Tal experimento colocou em pratica toda teoria adquirida em sala de aula, as leis implantadas dentro da hidráulica.

2 METODOLOGIA
2.1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Em Hidráulica de condutos forçados pode-se utilizar, para a medição de vazões, os chamados medidores deprimogêneos ou diferenciais, em que a vazão é obtida à partir de uma diferença localizada de pressões causada por uma singularidade introduzida no escoamento.

Na figura a seguir temos um modelo de como o experimento foi realizado através do tubo. O conjunto motor - bomba bombeava a água por um tubo que passava por dois pontos P1 e P2, onde foram feitas as medições no manômetro. O tubo apresentava a sessão reduzida em determinado ponto, apresentando dessa forma um diâmetro “D” que representava o diâmetro do tubo e outro “d” que representava o diâmetro da seção reduzida.

Figura - Esquema de instalação do diafragma

Equacionamento:
Equação manométrica:

Relacionados