Queimada
O jogo queimada ou jogo do mata, é uma cultura corporal secundária por está incluida na cultura corpora de jogos e brincadeiras, aqui no Brasil ela é tratada simplesmente como uma brincadeira, ensinada em escolas para crianças/adolescentes, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, que tem o dorgeball ( queimada americana) que tem ligas deste jogo nos Estados Unidos. O jogo de queimada também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul; Carimba no estado do Ceará; Baleado no estado da Bahia.
O Jogo
O material que se deve utilizar é uma ou várias ( dependendo da variação do jogo, se usa mais de uma) Bolas de borrachas , se não tiver pode se fazer a famosa bola de meia. O local onde se prática hoje em dia são nas quadras esportivas das escolas, pois hoje não se faz isso na rua como no meu tempo de criança. A formação é feita a partir que se dividi a turma em dois grupos, traçando-se linhas para se dividir o espaço das equipes, não se tem numeros de pessoas estimadas para se participar do jogo, claro dependendo do espaço sempre.
Divida a turma em duas partes, no dois ou um decida quem será o capitão de cada time, serão eles que escolherão os jogadores. Os times devem ter o mesmo número de jogadores.
Divida a quadra, ou espaço onde vai rolar o jogo com uma linha. As duas partes devem ser iguais.
O objetivo é fazer o maior número de prisioneiros queimando-os com a bola. Um jogador é queimado quando a bola bate nele e caiu no chão, lembre-se que se a bola bater em mais de um jogador, é queimado sempre o último jogador em quem a bola bateu. Mas se o jogador agarra a bola arremessada, então o jogo vira, agora é a vez da outra equipe tentar queimar alguém!
Quando um