Mediçoes em Química
Ao longo dos séculos as técnicas, unidades, e intrumentos de medida têm vindo a evoluir de forma a que fossem mais fáceis e rápidos de utilizar. As técnicas mais antigas datam 3000 a.C. e deram possiblidade à criação de utensilios aproprados à estatura do Homem e às situações em que seriam utilizadas. Eram utilizadas unidades de medida como os polegares e pés, o que poderia ser muito subjectivo. No entanto, inicialmente por conveniência e, em seguida, por necessidade, os padrões de medição evoluíram para que as comunidades tivessem certas referências em comum como por exemplo o metro.
Leis regulando medição foram feitas originalmente para evitar fraude no comércio. Hoje, as unidades de medida são geralmente definidas em bases científicas e estabelecidas em tratados internacionais.
Estes instrumentos necessitam de cuidados específicos que têm de ser aprendidos antes de se realizar uma expriencia de laboratório para que não sejam danificados ou causem acidentes às pessoas a realizar a expriência.
1.1. Objectivos do Trabalho
Com esta atividade laboratorial, procurou-se aplicar conceitos lecionados em aula sobre medições e erros que as afetam.Assim tem-se como objectivos ddesta atividade:
• Fazer leituras em diferentes equipamentos.
• Comparar diferentes tipos de balanças quanto à sua exatidâo e precisão.
• Compreender as inscrições de cada instrumento.
• Conhecer o material apropriado para a atividade experimental;
• Reconhecer o laboratório como um local de trabalho onde a segurança é fundamental na manipulação de material e equipamento;
• Aperfeiçoar técnicas para o uso correto do equipamento;
• Elaborar um relatório sobre a atividade laboratorial realizada.
2. Protocolo Exprimental
2.1. Procedimento Exprimental
1. – Medição de Volumes com Provetas
1. Escolheu-se uma proveta(1) adequada e mediu-se 43ml de água.
2. Em seguida escolheu-se outra proveta(2) no qual foi depositado 3,5 ml de