Química de soluções - Incerteza nas medições
RELATÓRIO EXPERIMENTO N° 2 INCERTEZA NAS MEDIÇÕES
Uberlândia – MG
2015
INTRODUÇÃO
Para se relatar o resultado de medição, é obrigatório que seja dada alguma indicação quantitativa da qualidade do resultado, afim de avaliar a sua confiabilidade. Sem isso, os resultados de medição não podem ser comparados, seja entre eles mesmos ou com valores de referência fornecidos numa especificação ou numa norma.
É, portanto, necessário que haja um procedimento facilmente compreendido e de aceitação geral para caracterizar a qualidade de um resultado de uma medição, isto é, para avaliar e expressar sua incerteza. A incerteza na medição pode ser definida um parâmetro associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser razoavelmente atribuídos ao mensurando (quantidade particular submetida a medição).
O experimento foi realizado com o objetivo de comparar o melhor método de obter a densidade da água e de cilindros metálicos.
A obtenção da densidade da água foi proposta de duas maneira distintas a primeira, obter a massa da água através da diferença de volume e utilizar a formula d = m/v para obter a densidade, e a segunda a utilização do valor tabelado, dependente da temperatura, da densidade da água afinal esta é intensiva e não depende da massa.
A obtenção da densidade foi necessária a mensuração do volume dos cilindros metálicos, proposta por duas maneiras distintas uma utilizando a formula v = π d²/4 e outra através da variação volumétrica da água utilizando uma proveta com objetivo de verificar qual dos métodos pode ser considerado o mais preciso.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Na primeira parte para a determinação da densidade da água foi necessário pesar um béquer vazio utilizando uma balança semianalítica. Após este processo foi pipetado 1 mL de água destilada utilizando uma pera foi succionado o líquido até acima da marca com posterior ajuste do menisco. O béquer foi