precisao e exatida
CURSO DE FARMÁCIA
DAIANE MACHADO DAL FARRA
LISANDRA LAMARK MACIEL
VANIA TRAMONTIN POLLA
QUÍMICA EXPERIMENTAL
(1º EXPERIMENTO DESENVOLVIDO)
Criciúma, agosto de 2013
DAIANE MACHADO DAL FARRA
LISANDRA LAMARK MACIEL
VANIA TRAMONTIN POLLA
QUÍMICA EXPERIMENTAL
(1º EXPERIMENTO DESENVOLVIDO)
Relatório apresentado à disciplina de química experimental da 1ª fase do Curso de farmácia, ministrado pelo prof. Elton Mendes.
Criciúma, agosto de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Os experimentos realizados têm a finalidade de nós familiarizarmos com laboratório, vidraçarias, instrumentos e definirmos a diferença entre a precisão e exatidão, bem como praticar os cálculos das incertezas representados pelo desvio médio, absoluto e padrão, também desenvolver habilidade de identificar as medidas e os instrumentos de medidas, tendo também a necessidade de saber utilizar o instrumento de medida correto para que não ocorram erros.
Para que desta forma possamos assimilar a teoria vista em sala de aula com a prática desenvolvida no laboratório, pois quanto mais integrada a teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem.
Segundo FONSECA, (2001, p.56), “o trabalho experimental deve estimular o desenvolvimento conceitual, fazendo com que os estudantes explorem, elaborem e supervisionem suas idéias”.
2 OBJETIVO GERAL
O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias, balanças e materiais disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão e a precisão dos instrumentos e das medições disponíveis.
3 REFERENCIAIS TEÓRICOS
3.1 RELAÇAO ENTRE PRECISÃO E EXATIDÃO
Valor verdadeiro de uma medida também pode ser chamado valor alvo. Uma das maneiras de avaliar a qualidade do resultado de uma medição é fornecida pelo conceito de exatidão, que se refere à proximidade da medida com seu valor