mediçoes atmosferica
Volumetria de neutralização (titulação)
17.1 Introdução
A teoria ácido-base é de grande importância, não só no estudo do equilíbrio químico, como também na resolução de problemas práticos. Uma das suas mais importantes aplicações é a determinação da quantidade de uma substância presente em uma solução, por meio de soluções reagentes adequadas cujas concentrações são exatamente conhecidas(padrões). Esta técnica é denominada de Volumetria de Neutralização – (titulação), porque a reação que se verifica é denominada de neutralização. Na reação de Neutralização um mol de ácido reage com dois moles de base para formar sal e água.
A Volumetria de Neutralização compreende:
a) Acidimetria: que é a determinação da concentração de soluções ácidas por meio de soluções padrões de bases.
b) Alcalimetria: que é a determinação da concentração de soluções básicas por meio de soluções padrões de ácidos.
A solução reagente é adicionada ate o ponto em que a quantidade de reagente adicionada seja equivalente à quantidade de substância que se analisa; este ponto denomina-se ponto de equivalência. A localização do ponto de equivalência é o problema fundamental de uma titulação. Esta localização é feita usando instrumentos apropriados ou, mais freqüentes indicadores visuais e neste caso a titulação é chamada volumétrica.
Os indicadores usados nestas titulações são conhecidos como indicadores ácido-base. São substâncias ácidas ou básicas fracas, que na forma molecular apresentam coloração diferente daquela que tem na forma iônica. A viragem de um indicador se dá em um intervalo de pH característico para cada substância usada como indicador.
Numa titulação é necessário escolher um indicador que tenha o ponto de viragem mais próximo possível do pH da solução quando alcançado o ponto de equivalência. Por exemplo, quando se titula um ácido fraco, o pH da solução no ponto de equivalência, situa-se na região básica, sendo, portanto necessário escolher