Relatório de Climatologia I
Disicplina: Climatologia I
Aluna: Lilian Silva
Relatório de trabalho de campo de Climatologia I
2004
Apresentação
O presente relatório refere-se ao trabalho de campo realizado pela disciplina de Climatologia I do curso de Geografia. O trajeto teve início em São Paulo com destino a Santos (SP), com o intuito de conhecermos as unidades climáticas em escala local, visto que foram realizadas medições dos elementos do clima através de instrumentos apropriados.
O objetivo geral do trabalho foi de conhecer empiricamente o que foi visto de forma teórica na sala de aula, contribuindo, assim, para uma formação mais completa.
Justificativa
Os diferentes modos que os elementos e fenômenos do clima se apresentam, resultam em unidades climáticas distintas. A escolha deste percurso, portanto, visa a obtenção de dados para uma análise dentro desta perspectiva. Deste modo, além de compreendermos melhor essas unidades climáticas, ainda podemos conhecer de que modo os dados são acolhidos, adquirindo uma certa experiência com os instrumentos de medição dos elementos do clima.
Caracterização da área de estudo
Iniciamos o trabalho na Cidade Universitária (USP) estando, na bacia sedimentar de São Paulo (anexo1), mais especificamente na planície fluvial do rio Pinheiros, apresentando, portanto, processos de sedimentação. As altitudes nessa região da bacia sedimentar são em tono de 700-800m, apresentando clima tropical de altitude.
Logo após, entramos no cinturão orogênico do Atlântico, área cristalina caracterizada por porções elevadas e de grande complexidade litológica e estrutural (anexo1). Para chegarmos na Baixada Santista, então, tivemos que transpor essa região serrana, constituindo um grande declínio na altitude. A Baixada caracteriza-se por uma área de embasamentos cristalinos cobertos por um manto residual em decorrência do intemperismo, e cobertura sedimentar cenozóica (RODRIGUES, 1965). Além disso, apresenta baixas altitudes e