genoma humano
Cada ser vivo resulta da expressão de um programa biológico que corresponde à sua informação genética. Esta informação, que se encontra integralmente inscrita no DNA, é transmitida ao longo das gerações através do processo de reprodução, quer a nível do indivíduo, quer a nível das suas células. Sendo assim, os descendentes recebem dos progenitores a sua informação biológica como se tratasse de uma herança: os progenitores transmitem e os descendentes herdam.
O genoma é um resumo codificado da informação necessária à criação de um ser; é o conjunto completo de cromossomas existentes num organismo, ou no conjunto de cromossomas diplóides nas espécies eucarióticas. O genoma humano, localizado no núcleo de cada uma das nossas células, é o código genético, ou seja, o conjunto dos genes onde está toda a informação para a construção e funcionamento do Homem. Nele está toda a informação que permite construir e fazer funcionar um organismo e o facto de ele ser decifrado pode possibilitar a compreensão de muitas características genéticas, assim como de determinadas doenças, para assim poderem ser “evitadas” ou “corrigidas
Genoma Humano
Em 1990, teve início um grande esforço internacional com o objetivo de mapear e sequenciar todos os genes que constituem os seres humanos. O registro da posição de cada gene nos 23 pares de cromossomos e a determinação da ordem de ocorrência dos neucleotídeos que compõem cada um deles foi uma conquista que certamente causará grande impacto na prevenção e tratamento de muitas moléstias que afligem os homens desde os primórdios da humanidade.
A célula, unidade básica da vida, pode ser dividida em duas zonas distintas: citoplasma e núcleo. No primeiro encontram-se diversos organitos celulares, enquanto que o segundo contém a informação genética que determina as características de cada indivíduo: o DNA.
A unidade estrutural do DNA designa-se por nucleótido. Cada nucleótido é constituído por