mediterrâneo
1-Por que os historiadores precisam de modelos explicativos? E por que os modelos precisam ser problematizados?
R1: Os modelos explicativos são escolhidos pelo historiador de acordo com as realidades que ele estuda, e não o contrário, forçando os dados para que se adequem ao leito de um Procusto teórico.
São muito úteis, e não conseguimos se quer pensar sem eles, mas não podemos ser como Procusto: temos de ver os modelos como modelos, ou seja, eles não são a realidade. Não podemos pegar nossos dados e aplica-los diretamente a um modelo específico, cortando o que não se adéqua a eles ou esticando algo para que se adequem. Muitos historiadores incorrem esse crime.
2-Dê exemplo de modelos explicativos que os historiadores utilizam e que podem induzir a erro de interpretação sobre o mundo antigo de maneira geral.
R2: Sociedade escravagista, monarquia divina, cidade-estado.
3. Pesquise na internet mapas da área do Mediterrâneo na Antiguidade (podem ser relativos a várias épocas, desde que seja entre 3000 a.C. e o século IV d.C.) e observe as mudanças que temos em relação ao mapa político de hoje da região. Em seguida, aponte algumas destas mudanças que você percebeu no mapa que escolheu.
R3:
Mapa mediterrâneo século III A.C http://www.santiagoposteguillo.es/2009/11/mapa-del-mediterraneo-a-finales-del-siglo-iii-ac/
Mediterrâneo atual http://www.guiageo-europa.com/mapas/mediterraneo.htm Com o decorrer dos anos podemos notar certas mudanças no comportamento da natureza, uma delas são as modificações que aconteceram (e acontecem) no espaço geográfico. No antigo mapa do mediterrâneo, os continentes estavam bem próximos, hoje percebemos a mudança que ao longo dos séculos percebemos sua mudança, havendo expansão dos continentes.