mediterrâneo
O Mediterrâneo surge após a colisão de duas placas tectônicas. Mar completamente cercado por terras e pertence ao Oceano Atlântico. Situa-se entre a Europa, a Ásia e a África. Sendo considerado o maior mar do mundo em extensão e quantidade de água, com aproximadamente 2,51 Km² de extensão. O Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: Ibérica, Itálica e Balcânica, além de banhar no continente asiático a península da Anatólia.
Aproximadamente 69 rios desaguam no Mar Mediterrâneo, o Mar Negro também deságua através dos estreitos de Bósforo e dos Dardanelos. Podemos citar alguns rios entre eles:
Foi um mar de extrema importância. Na antiguidade foi usado como rota marítima pelos fenícios, gregos e romanos. Com o domínio árabe na Península Ibérica e norte da África, o Mar Mediterrâneo foi pouco usado para fins comerciais. Foi somente nos séculos XV e XVI, que genoveses e venezianos voltaram a dar destaque para o mar, pois o utilizavam como rota marítima de comercio, principalmente de especiarias (cravo, canela, pimenta, gengibre entre outras.) vindas da Ásia.
O Mediterrâneo sempre foi um lugar privilegiado de contatos culturais, intensas relações comerciais e de constantes confrontos políticos. Ás margens deste Mar floresceu, desenvolveu e desapareceram importantes civilizações, tais como: egípcios, cananeus, fenícios, hititas, gregos, cartagineses, romanos, macedônios, berberes, genoveses e venezianos.
Um dos fatos mais marcantes da história do Mediterrâneo aconteceu em 1453 quando os otomanos (Estado Turco) tomou a cidade de Constantinopla e fechou o Mediterrâneo oriental à penetração europeia. Esta teria sido uma das razoes que teriam impedido os portugueses de se aventurarem pelo Atlântico em busca do caminho das Índias. São dezoito países que possuem terras banhadas pelo Mediterrâneo entre elas: Espanha, Gibraltar, França, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Israel, Egito, Argélia entre