Mediterrâneo
A bacia do Mediterrâneo estende-se cerca de 3 800 km de leste para oeste, desde o extremo de Portugal até à costa do Líbano, e cerca de 1 000 km de norte para sul, desde a Itália até Marrocos e à Líbia.
Clima e vegetação
O clima é caracterizado por verões quentes e secos e invernos húmidos e frios, mas também pode ser particularmente caprichoso, com chuvas repentinas ou ocorrência de ventos fortes que surgem em diferentes épocas do ano. Estas condições climatéricas exercem uma influência profunda na vegetação e na vida selvagem da região. A região Mediterrânica apresenta uma paisagem em constante mutação, de montanhas altas, costas rochosas, vegetação impenetrável, estepes semiáridas, zonas húmidas costeiras, praias cobertas de areia e uma miríade de ilha. Contrariamente às imagens clássicas de sol, mar e areia divulgadas na maior parte dos folhetos turísticos, a região Mediterrânica é surpreendentemente montanhosa. As montanhas quase nunca se perdem de vista, nem mesmo nas ilhas. Outra característica da região é a sua muito longa ligação com o Homem, que deixou a sua marca em grande parte da paisagem. A mata mediterrânica, por exemplo, é o resultado direto de séculos de actividades induzidas pelo Homem, como os incêndios florestais, a desmatação, a pastorícia e a agricultura. A complexidade da estrutura da vegetação constitui também uma razão para a excepcional riqueza dessas áreas em vida selvagem, especialmente em plantas e insectos.
Biodiversidade
O Mediterrâneo possui uma biodiversidade muito rica, um grande número de espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo se encontram lá. A taxa de endemismo é excepcionalmente elevada, tanto em terra como no mar. Das 25 000 espécies de plantas de flor identificadas até ao momento, que representam cerca de 10% de todas as plantas conhecidas no mundo, mais de metade são endémicas da região. Não é, portanto, de estranhar que o Mediterrâneo seja considerado um dos