Medieval final
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Polo: São João da Boa Vista Disciplina: História Medieval
Professor autor: Angelita Marques Visalli
Professores Formadores: Elisabeth Johansen e Jeverson Nascimento
Aluno: Leandro Cassiano RA: 142318389
Atividade: Sobre as transformações do século XIV
Unidade: III
Proposta da atividade: Leia e faça um resumo, de até 15 linhas do texto História da Riqueza do Homem (1986, pp. 4248), de Leo Huberman, que encontra-se no material obrigatório da disciplina.
Huberman destaca o surgimento de novas possibilidades para o camponês diante do surgimento das cidades e do crescimento do comércio. Estas cidades passaram a depender grandemente da produção agrícola para alimentar a população urbana. Diante disso, os senhores se viram obrigados a conceder terras aos camponeses ou a estrangeiros que, cientes da necessidade econômica, imploravam pela concessão de terras.
Logo, as mudanças começavam a gerar lucros para ambos os lados. Os senhores já não tinham nenhum interesse na agricultura de subsistência, todo excedente da colheita era facilmente vendido no mercado que exigia cada vez mais do campo. Dessa forma, os senhores não queriam mais que os servos trabalhassem para ele dois ou três dias por semana apenas, preferiam arrendar alguns hectares para cada servo e receber anualmente por isso.
Para o servo camponês, a oportunidade era incrível. Se antes estava amalgamadamente preso a um sistema de divisões sociais que não lhe dava nenhuma perspectiva de melhora, agora via no campo, pela produção que excedesse as suas necessidades e a de seu senhor, a oportunidade de obter dinheiro, algo impensado anteriormente.
Nem todos, no entanto, consideraram vantajoso conceder liberdade aos servos. Um bom tempo após a predominância deste sistema de concessão de terras a própria Igreja ainda ameaçava excomungar homens ligados à ordem