Medidores de Vazao
RESUMO
O medidor Venturi se constitui em um dos equipamentos mais utilizados para a medição de vazão em tubos, apresentando facilidade de instalação e manutenção, boa confiabilidade e custo relativamente baixo.
O presente trabalho tem como objetivo validar, através de ensaio experimental, feitos em laboratório de
Hidráulica, onde o aparelho é montado em uma instalação na qual, por meio de um registro, seja possível variar a vazão e observar o respectivo valor de “h” (desnível no fluido), em um piezômetro, que poderá ser relacionado com a vazão em escoamento e, portanto, permitirá medi-la.
Um medidor do tipo orifício (diafragma) é constituído, ou seja, uma placa delgada na qual se abre um orifício que é usado como conduto forçado, provocando uma maior dissipação de energia se comparado ao medidor do tipo Venturi.
O objetivo desse trabalho é avaliar os efeitos dos fluídos resultantes da água, na calibração de um diafragma. Os resultados mostraram que as equações de calibração encontradas podem ser consideradas para fluidos escoantes, nesse caso utilizamos a água como fluido.
Palavras Chaves – Venturi, Vazão, Placa de Orifício, Diafragma.
INTRODUÇÃO
A necessidade de se medir a quantidade de fluxo (vazão), surgiu há muitos séculos quando, depois de canalizar a água para o consumo doméstico, a administração pública descobriu uma fonte de arrecadação e estabeleceu taxas para o consumo do líquido.
No século XX, a necessidade de se medir a vazão de fluidos em geral, gases e até sólidos granulados, tornou-se de fundamental importância, em decorrência do crescimento da aplicação dos processos contínuos na indústria. Além da indústria, esse tipo de medição é muito utilizado atualmente também, por exemplo, no comércio, em postos de combustíveis, na agricultura para sistemas de irrigação, nos veículos que possuem sistema de admissão (ar/combustível) dotado de carburador, entre outros.
Definição de