Medidores de tensão
1) Introdução Teórica
Circuitos elétricos são aqueles em que uma bateria (fem) , cuja qual gere energia o suficiente para mantê-lo funcionando, é conectada à um ou mais dispositivos. Esse dispositivo normalmente é algum tipo de resistência oferecido ao sistema e assim gerando uma diferença de potencial na bateria.
Nestes mesmos circuitos, normalmente se quer saber a medida da corrente e/ou voltagem do sistema. Com isso, é utilizado um aparelho chamado multímetro. Multímetros são dispositivos cujos quais são capazes de dar um valor numérico à corrente que está “passando” em um determinado local do circuito e à voltagem (diferença de potencial) de qualquer resistência pertencente ao circuito.
Além disso, os multímetros podem ser digitais ou analógicos. O que diferencia um do outro é a leitura de seus dados. Enquanto o digital o resultado é mostrado diretamente em seu display, o analógico deve-se saber interpretar em qual escala seu resultado está, para depois estimar um valor aproximado para a mesma.
2) Objetivo Geral
O experimente “Medidas de Tensão”, realizada no Laboratório de Eletromagnetismo tem como objetivo verificar a voltagem da fonte de energia, quando posta a uma diferença de potencial, pelos multímetros analógico e digital.
3) Material Utilizado
* Disjuntor * Fonte * Multímetro * Fios vermelho (positivo) e preto (negativo)
4) Esquema Experimental
5) Procedimento Experimental
Antes de realizar o experimento em si, pode-se observar que o multímetro é dividido em duas partes: na parte esquerda, mede-se voltagem e corrente contínua, já na direita, a medida é feita em relação à corrente alternada.
Com isso, pegou-se o fio vermelho e conectou na segunda entrada do multímetro e ligado na entrada esquerda vermelha da fonte. A entrada intermediária do multímetro corresponde à parte positiva, da mesma forma na bateria (fonte), cuja entrada vermelha também