Medidas
Medidas com o Osciloscópio
Para tentar ajudar as pessoas que estão vendo pela primeira vez o osciloscópio esse documento tenta facilitar o entendimento de como realizar uma medida de amplitude e tempo realizados nesse instrumento.
Para tentar não complicar muito apresento alguns exemplos para as medidas de amplitude de um determinado sinal (Vertical) e outros para as medidas de tempo
(Horizontal). A medida de tempo nos permite calcular a freqüência do sinal analisado.
Primeiramente, o osciloscópio apresenta uma tela com dez divisões na vertical e outras dez na horizontal, como mostrado na figura abaixo.
Cada uma dessas divisões, tanto na horizontal quanto na vertical, é ajustada segundo as chaves seletoras correspondente para cada eixo como nas figuras abaixo.
Lutero da Silva Gonçalves luterosilva@yahoo.com.br Medidas com o Osciloscópio
Tomando essas chaves seletoras como exemplo, a escala vertical do osciloscópio está ajustada para 0,5Volts [V] por divisão, ou seja, cada divisão na vertical equivale a 0,5 V. Ajustado dessa forma, pode-se visualizar um sinal que possua até 5 Vpp (10 div. verticais x 05 V/Div).
Da mesma forma a escala horizontal está ajustada para 50 µs (micro segundos), ou 50x10-6 s, ou seja, cada divisão na horizontal equivale a 50µs. Dessa forma a tela do osciloscópio compreende, no total, 500µs (10 div horizontais x 50µs).
Uma vez que conhecemos a tela do osciloscópio e as chaves que ajustam os valores lidos nas vertical e horizontal vamos aos exemplos.
Tomando como primeiro exemplo a figura abaixo vamos ver como são feitas as medidas de tensão.
Como estamos medindo tensão, tomaremos a escala vertical.
Lutero da Silva Gonçalves luterosilva@yahoo.com.br Medidas com o Osciloscópio
Olhando para o sinal na tela do osciloscópio, verificamos que do valor mínimo ao valor máximo (setas roxas) há seis divisões. Como cada divisão vale 0,5V (chave seletora VERTICAL), o valor de