Medidas e erros
CAMPUS BARRA DO GARÇAS – CUA
BACHAREL EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Experimentos sobre contadores Assíncronos e Síncronos
Disciplina: Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Barra do Garças – MT
Data: 07 / 07 / 2011
Experimento 1
Contextualização
Contador assíncrono de 4 bits (conta até 24 = 16). Note que somente o flip-flop A recebe o sinal de clock. Todos os demais recebem o clock da saída Q do flip-flop à esquerda e, por isso, o contador é denominado assíncrono. Toda vez que ocorre a descida do clock na entrada de um flip-flop, o flip-flop muda de estado (toggle) e incrementa a contagem do digito binário correspondente à posição do flip-flop no contador.
Objetivo
Montagem do circuito lógico com o contador assíncrono de 4 bits. Analisar o desempenho do mesmo, implementado com FFs JK.
Material Necessário
- Protoboard
- 2 Circuitos integrados 7476
- Vários fios
- Chaves interruptoras
- Resistor
- Led
- Fonte de alimentação
- Gerador de sinal(clock)
- Digital Works(software que monta logicamente o circuito)
Procedimento
Montamos este circuito na protoboard, observando a pinagem abaixo: Observando a pinagem do CI 7476 que liga na fonte de alimentação: pino 5= + 5V; pino 13= GND.
Desenho do circuito dado em sala de aula:
Montagem do Circuito no Software Digital Works:
Conclusão
Concluimos conforme testes na Protoboard e no Digital Works que os leds fazem a contagem de 0 a 15 e que o gerador de sinal está ligado apenas no primeiro flip flop JK. Os demais recebem o sinal de Q do flip flop JK a esquerda, e por isso, podemos comprovar que este contador é assíncrono.
Experimento 2
Contextualização
Contador assíncrono para contagem até 5. O número 510 = 1012 é decodificado pela porta NAND, efetuando um CLEAR em todos os flip-flops, reiniciando a contagem. Note que o numero 710 = 1112 tambem é detetado pela porta NAND, mas a contagem é reiniciada