medidas estatisticas
Medidas de dispersão
Por variável das medidas de tendência central, ainda que consideradas como números que têm a finalidade de representar uma serie de dados, elas não podem por si mesma destacar o grau de homogeneidade ou heterogeneidade que existe entre os valores que compõem o conjunto e, portanto, não bastam para descrever o conjunto de dados. As medidas de tendência central são tão mais descritivas de um conjunto de dados quanto menor for à variabilidade. Então, quando apresentarmos medidas de tendências central para descrever um conjunto de dados, devemos também indicar uma medida de variabilidade ou dispersão
Técnicas de amostragem probabilística
São amostras em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a mesma. As técnicas de amostragem probabilística asseguram, com uma determinada margem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional à sua representação na população) todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta forma garante-se que os resultados obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com uma determinada margem de erro, para a população alvo.
Os procedimentos de amostragem probabilística devem cumprir 4 critérios:
1. Deve ser possível definir o conjunto de amostras distintas que o procedimento é capaz de selecionar.
2. Cada amostra possível tem uma probabilidade conhecida de seleção.
3. As amostras são selecionadas por um processo aleatório no qual cada amostra tem a mesma probabilidade de ser selecionada.
4. O método