Medidas de volumes
Iniciou-se a prática colocando 50mL de H2O em uma proveta, o líquido deves ser colocado lentamente e pela lateral interna da vidraria para evitar o aparecimento de bolhas o que diminui a precisão do teste, deve-se observar que o líquido alinhe-se com a marca numero zero confirmando que a quantidade está correta. Na primeira colocação de água observou que estava ocorrendo um vazamento de líquido na válvula inferior de escoamento da proveta por falta de aperto, depois da correção foi dada a continuação do teste. Na segunda colocação de H2O observou-se que o liquido ultrapassou a linha do numero zero “0”, excedendo a quantidade necessária, com isso foi escoado um pouco de líquido e colocado novamente com muito cuidado para que não ultrapassasse a quantidade exata. 2° exercício
Posteriormente foi medido 100mL de H2O em uma proveta e transferido um balão volumétrico para comparar as quantidades.
3° exercício
Depois foram feitos treinos quanto a utilização de uma pipeta graduada, adicionando nela várias quantidades de água, para depois ser sugada e descartada pela pêra.
4° exercício
Utilizou-se um pipetador que é utilizado para sugar e descartar água de recipientes.
5° exercício
Depois e por fim foram medidos diâmetro e circunferência de béquer’s de várias capacidades utilizando um barbante e medido os valores com o auxílio de uma régua.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
1° exercício Foram feitos três testes retirando uma quantidade de água da bureta e colocando-a em um tubo de ensaio até que esse ficasse completamente cheio, depois esse líquido foi transferido para uma proveta observando a medida.
1º ensaio: foi retirado o líquido pelo tubo e observou-se na proveta 13mL de H2O; foi observado que a água da bureta desceu 12,4 mL de H2O.
2° ensaio: foi retirado o líquido pelo tubo e observou-se na proveta 13mL de H2O; foi observado que a água da bureta desceu 12,2 mL de H2O.
3° ensaio: foi retirado o líquido pelo tubo