medidas de volume
Os aparelhos que foram utilizados para medir volume de líquidos podem ser classificados em dois grupos.
No primeiro grupo destacamos o aparelho volumétrico, este é calibrado para a medida exata de um único volume de liquido, neste grupo esta destacado o seguinte aparelho: Pipeta volumétrica. O segundo grupo é constituído pelos aparelhos graduados, estes possuem uma escala graduada o que permite a medida e transferência de diversos volumes de líquidos, o mesmo não é utilizado para extrair um resultado exato pois são menos precisos comparados com os volumétricos. Neste grupo destacamos a pipeta graduada, proveta e bureta. Ainda temos o béquer e o erlenmeyer que não são classificados nesses grupos, mas também foram utilizados no experimento.
Na leitura de volumes, o olho precisa estar no nível da superfície do líquido, para se evitar o erro devido à paralaxe, uma condição que faz que o volume pareça menor que seu valor verdadeiro, se o menisco for visto de cima, e maior, se o menisco for visto de baixo.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS:
Béquer 50 ml com escala;
Erlenmeyer 125 ml com escala;
Proveta de 100 ml com escala;
Pipeta volumétrica de 10 m com escala;
Pêra;
Pipetas graduadas;
Bureta de 50 ml com escala;
Suporte para bureta;
2.2 REAGENTES:
Água destilada
2.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Béquer, Erlenmeyer e Proveta:
Foi colocado 50 ml de água destilada no béquer, em seguida transferiu-se para o erlenmeyer e por ultimo a proveta. Logo após foi realizado o procedimento inverso na seguinte ordem: proveta, béquer e erlenmeyer. O objetivo do experimento foi verificar qual dos três era mais preciso.
Pipeta, pêra e proveta:
Verificou-se se a pêra estava devidamente apropriada para aspirar, feito isso pipetou-se 10 ml de água usando a pipeta volumétrica, em seguida foi transferido para a proveta e comparada a precisão das escalas.