MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
RESUMO
Compreendeu-se de forma prática os conceitos de precisão e exatidão pela relação entre massa, volume e densidade de vidrarias de tamanhos e formas diferentes. Obteve-se que as vidrarias mais exatas são: Balão volumétrico, Pipeta e Bureta e as menos exatas: Béquer, Proveta e Erlenmeyer.
INTRODUÇÃO
Nos trabalhos em laboratório, as medidas de precisão são feitas normalmente em vidrarias de maior precisão como pipetas volumétricas e balão volumétrico e é preciso ter uma noção sobre as vidrarias para saber qual a vidraria adequada para o tipo de medição.
Precisão e Exatidão
Todas as generalizações e leis científicas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. Portanto é necessário para qualquer cientista levar em consideração as limitações e confiabilidade dos dados a partir dos quais são tiradas as conclusões.
Um erro de medida ocorre quando há uma diferença entre o valor real e o valor experimental. Vários fatores introduzem erros sistemáticos ou determinados (erros no sistema que podem ser detectados e eliminados). Por exemplo: equipamentos não calibrados, reagentes impuros e erros no procedimento. A medida é também afetada por erros indeterminados ou aleatórios (erros que estão além do controle do operador).
Estes incluem o efeito de fatores como: pequenas variações de temperaturas durante uma experiência, absorção de água por substâncias enquanto estão sendo pesadas, diferenças em julgamento sobre a mudança de cor do indicador ou perda de pequenas quantidades de material ao transferir, filtrar ou em outras manipulações.
Densidade é a razão entre massa e volume. Densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
Densidade = massa/volume
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo usar a razão entre massa e volume para identificar a precisão e exatidão de algumas vidrarias volumétricas. Para que possa assim ser feito, é necessário o manuseio