Medidas de Massa, Volume e Densidade.
Medidas de Massa, Volume e Densidade.
Aluna(s): Bruna Naiara Silva de Oliveira
Maio de 2014.
Medidas de Massa, Volume e Densidade.
INTRODUÇÃO
Este experimento tem como interesse:
A prática de laboratório no conhecimento das vidrarias assim como a sua manipulação de forma correta de acordo com as suas medidas volumétricas. Realizou-se umas breves explicações sobre as vidrarias, menisco, erro de paralaxe e um resumo sobre exatidão e precisão com as medidas de massa, volume e densidade.
Foram apresentadas as vidrarias que iríamos utilizar: proveta, béquer, pipeta e balão.
Figura 1. As análises volumétricas que utilizam os aparelhos como: proveta, pipeta, bureta, entre outros, necessitam de uma atenção especial, pois a superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A superfície de um líquido raramente é plana. Dependendo da natureza das forças intermoleculares existentes no líquido, a sua superfície geralmente apresenta-se curva, podendo ser côncava ou convexa.
Para efetuar a leitura, deve-se comparar o menisco (ponto de máximo ou de mínimo da curvatura da superfície do líquido) com as linhas no aparelho, conforme figura abaixo.
Aparelho, conforme figura abaixo:
Figura 2: Tipos de meniscos.
VOLUME: O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicos (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) Então, o volume de uma caixa (paralelepípedo retangular) de comprimento T, largura L, e altura A é:
Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³). A seguinte tabela mostra a equivalência entre volume e capacidade. Contudo, não é considerada uma unidade fundamental do SI, pois pode ser calculado através dos comprimentos. A unidade