Medidas de comprimento e erros. Sistemas de unidades
Título: Medidas de comprimento e erros. Sistemas de unidades
Prática Nº: 1
Objetivo: Realizar medidas com aparelhos específicos, a fim de encontrar medidas exatas. E adquirir conhecimento a respeitos dos erros que podem vir a acontecer.
Introdução
A análise no laboratório nos trouxe a idéia prática de algumas teorias apreendidas em sala de aula. Na qual retratou ações feitas com equipamentos de medidas. Essa análise teve como função aprimorar e ampliar nosso conhecimento com as práticas.
Relação de Material Foram utilizados os seguintes materiais:
Toco de madeira;
Trena;
Paquímetro; Micrômetro;
Balança de precisão;
Segue abaixo descrições a respeito dos instrumentos utilizados:
Paquímetro é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. É ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. Vernier, ou nónio, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C. Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do nônio e n é o número de divisões do nônio. A medida de um comprimento com escalas métricas, graduadas em milímetros, em geral permite obtenção de resultado aproximado até décimos de milímetro, desde que se faça avaliação visual da fração de milímetros que possa estar contida no comprimento que se mede. O paquímetro é um instrumento dotado de três pares de bases de referencia. Entre todos os se pode ajustar a medir. O paquímetro é bastante utilizado para medidas de pequenos comprimentos em geral e, em particular, para medidas de diâmetros externos, diâmetros internos e profundidades, conforme o par de