Medidas Apresentacao
FADEP
Engenharia Civil
É possível efetuar uma medida com absoluta precisão como, por exemplo, medir um comprimento, um intervalo de tempo, uma certa massa, um volume, etc. sem cometer nenhuma margem de erro?
Grandezas físicas –
Unidades e Medições
Na antiguidade...
Exemplo prático...
Qual é a área?
Sistemas de Unidades
Conjunto de unidades utilizadas para medir todas as espécies de grandezas físicas.
Outrora, cada unidade de um sistema era definida arbitrariamente. Não havia a menor correlação entre as unidades. Posteriormente, verificou-se que as unidades de um sistema podiam ser definidas em função, explícita ou implícita, de seis unidades, desde que fossem convenientemente escolhidas.
Estas seis unidades são consideradas como as unidades fundamentais, ou primárias, do sistema, sendo definidas arbitrariamente. As outras unidades, consideradas derivadas, ou secundárias, são definidas em função das fundamentais
Sistemas LMT e LFT
Um sistema de unidades físicas congrega unidades geométricas, cinemáticas, dinâmicas, térmicas, eletromagnéticas e óticas.
Em tais sistemas não há a necessidade de seis unidades fundamentais. Bastam três. Destas, uma deve ser geométrica, uma cinemática e uma dinâmica. Todos os sistemas hoje usados, adotam o comprimento como a grandeza geométrica fundamental e o tempo como grandeza cinemática fundamental. Alguns sistemas escolheram a massa e, outros, a força como unidade dinâmica fundamental.
Representando, simbolicamente, o comprimento por L, a massa por
M, a força por F e o tempo por T, podemos agrupar os sistemas, hoje usados, em dois tipos gerais: LMT (também denominados inerciais ou físicos) e LFT (também denominados gravitacionais ou técnicos).
Os sistemas do tipo LMT usam o comprimento, a massa e o tempo como grandezas fundamentais.
Os do tipo LFT usam o comprimento, a força e o tempo.
Sistema CGS – Sistema Gaussiano - 1832
O Sistema CGS É do tipo LMT. Suas unidades fundamentais são: