A Sociedade De S O Vicente De Paulo
A ação da SSVP compreende qualquer forma de ajuda, por contato pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem. Não procurando somente atenuar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram.
Os membros da SSVP, são chamados de Confrades e Consócias (os Vicentinos), são unidos entre si pelo espírito de pobreza e de partilha. Formam, no mundo inteiro, com aqueles a quem prestam auxílio, uma só família, procurando contato com todos os demais movimentos e organizações inspiradas em São Vicente de Paulo: é a FAMÍLIA VICENTINA. Os vicentinos procuram, pela oração, pela meditação da Sagrada Escritura e pela fidelidade aos ensinamentos da Igreja, serem testemunhas do amor a Cristo, nas suas relações com os mais desprovidos, bem como, nos diversos aspectos da vida.
Reúnem-se semanalmente, fazem visitas às famílias que assistem, acompanhando-as com disponibilidade, humildade, simplicidade, zelo, afeto e espiritualidade. Nessas reuniões meditam o Evangelho, debatem e propõem solução para os problemas das famílias assistidas. O trabalho de campo mais importante dos vicentinos é a visita família. Em sua visita, o vicentino deve ver Jesus Cristo presente no pobre; fazer-se pobre como o pobre, ouvir suas queixas e descobrir as esperanças, rezando e meditando com ele o Evangelho. Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo, humildade e solidariedade.
Os vicentinos se organizam em grupos, chamados Conferências, que se reúnem com regularidade e frequência. As Conferências são unidas entre si por meio de Conselhos, de escalão local, regional e mundial.
Com a doação de nossa Comunidade, seja em