Medidas de comprimento plano de aula
•Permitir que o aluno use a criatividade para medir comprimentos sem utilizar instrumentos conhecidos;
•Perceber a importância de criar e ter uma unidade padrão para medir comprimento;
•Compreender o Sistema Internacional de Medidas;
•Resolver situações cotidianas, comparando e transformando unidades de medida;
Justificativa Procuramos fazer um roteiro de atividades que estimule a criança a elaborar estratégias próprias de medições, fazendo-as perceber, por tentativa, quais são as mais apropriadas para medir determinados comprimentos e que percebam, com atividades práticas, que é necessária a padronização da unidade para medir. Usando unidades informais, os estudantes perceberão que medir é comparar grandezas. É também uma possibilidade de identificar as propriedades de objetos que possam ser medidos, escolher instrumentos e unidades e estabelecer comparações entre elas. Além disso, esse plano de aula os alunos compreenderão elementos matemáticos importantes para a sua vivência.
Conteúdos
- Medição e comparação de medidas de comprimento, utilizando unidades de medida não convencionais (passos, palmos, etc) e convencionais (centímetro, metro, quilômetro), com diferentes instrumentos (régua, fita métrica, etc).
- Estimativa de medidas de comprimento;
-Conversão de medidas.
Recursos * Papel * Lápis, * Régua * Tesoura * Cola * Fita métrica ou trena * Jogo de dominó
Metodologia Propor para as crianças que meçam uns aos outros, comparando quem é o mais alto da classe, medir as janelas e portas da sala de aula, a lousa, etc, usando para isso recursos próprios como mãos, passos, etc.. Solicite que calculem quantos passos serão necessários para ir da lousa até o fundo da sala. Oriente-as para que, nesse primeiro momento, realizem uma estimativa sem medir diretamente a sala, deem uma resposta aproximada e anotem numa folha de papel. Depois que realizarem as estimativas e as medidas, propor que comparem as duas