Historia da geografia
Geografia enquanto ciência apresenta uma grande complexidade em relação, sobretudo, aos seus conceitos e temas. Alguns autores a definem como sendo um estudo da superfície terrestre, principalmente devido ao sentido etimológico da palavra: Geo=terra; grafia=descrição. Entretanto, embora seja a concepção mais comum, a Geografia não deve ser analisada apenas com base nesse preceito que acaba sendo vago e superficial, pois a ciência geográfica abrange inúmeras áreas de estudo como, por exemplo, o estudo da paisagem, da individualidade dos lugares, da diferenciação de áreas, do espaço e das relações entre sociedade e natureza.
EVOLUÇÃO:
No século XIX a Geografia passa a ser considerada como Ciência. Alexander Von Humboldt é atualmente considerado como um dos fundadores da Geografia, pois, como naturalista e grande viajante, fez relatos de suas viagens, estabelecendo comparações entre as diferentes paisagens e aspectos físicos e biológicos. Através de seu método de observação, estabeleceu a existência de uma interação entre os mais diversos elementos constituintes da Terra, sendo que ocorre uma relação de causa e conseqüência entre eles, o principio da causalidade, conforme comenta De Martonne (1953, p. 13):
[...] ninguém mostrou de modo mais preciso como o homem depende do solo, do clima, da vegetação, como a vegetação é função dos fenômenos físicos, como estes mesmos dependem uns dos outros.
Ademais, Humboldt também foi responsável pela utilização do "principio da geografia geral", a qual determina que se deve conhecer toda a unidade terrestre a fim de que seja possível estabelecer relações entre as diferentes regiões que a compõe, uma vez que fenômenos verificados em determinada localidade podem ocorrer em outros locais que tenham características físicas semelhantes. Dessa forma, é importante salientar que, visto a postura do autor em relacionar diversas áreas da ciência estabelecendo analogias e utilizando-se do princípio da causalidade, a