medidas aproximadas e precisas de volume
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volumes em laboratório.
Introdução
As medições de volume em laboratórios são feitas por diversos equipamentos, entre eles podemos citar: Provetas graduadas, beckers com escala, erlenmeyers, pipetas, buretas e balões volumétricos, sendo os três últimos considerados os mais precisos.
Ao utilizar estes equipamentos, as medidas obtidas estão sujeitas a erros de precisão causados por ação da tensão superficial, dilatações e contrações por variação de temperatura, aparelhos descalibrados entre outros.
Para uma melhor precisão no resultado das medições é preciso tomar alguns cuidados importantes, como a leitura correta do equipamento, a observação de bolhas e uma limpeza e secagem correta.
Materiais e Métodos
3.1 Material
Becker de 250 ml
Erlenmeyer de 250 ml
Proveta de 100 ml
Pipeta volumétrica de 25 mL
Bureta de 50 ml
Pipetas graduadas
Funil
3.2 Métodos
1-Medir 50 mL de água em um becker e transferir para o erlenmeyer. Verificar o erro na escala. Transferir para a proveta graduada e fazer a leitura do volume. Verificar a precisão.
2-Medir 50 mL de água na proveta graduada e passar para o Becker. Verificar o erro na escala. Transferir para o erlenmeyer. Verificar a precisão. Colocar esses três aparelhos em ordem crescente de precisão.
3-Pipetar 25 mL de água usando a pipeta volumétrica. Transferir para a proveta. Comparar a precisão das escalas.
4-Pipetar com uma pipeta graduada (transferindo para diferentes tubos de ensaio), 1 mL; 2 mL; 5 mL; 1,5 mL; 2,7 mL; 3,8 mL e 4,5 mL de água.
5-Encher uma bureta com água (acertando o menisco e verificando se não há ar em parte alguma perto da torneira). Transferir o volume para o erlenmeyer. Comparar a precisão das escalas.
6- Utilizar a balança de precisão e calcular a massa de um becker de 20 ml, de 5 ml de água e do conjunto.
Resultados