Medicina
Tipos:
CATABOLISMO: reações de degradação, de quebra de nutrientes para obtenção de energia;
ANABOLISMO: reações de síntese de macromoléculas para composição da estrutura celular (parede celular, membranas) e enzimas.
A necessidade para requerimento de energia é devido a precisão de sintetizar componentes celulares (parede, membrana...), enzimas, acidos nucléicos, polissacarídeos, excretar substancias, reparo e manutenção de célula e motilidade. * QUIMIOTROFICOS: retiram nutrientes de moléculas químicas * FOTOTROFICOS: a energia é proveniente da luz.
O ATP é a fonte mais importnate de energia para os seres vivos. Cada ATP gera +- 7300kc. * FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA: a energia é liberada pela oxidação de compostos químicos. O elétron liberado pela oxidação é transportado pelo NAD+ OU FAD e levado para o O2 ou outra molécula de elétrons. A medida que o elétron percorre a cadeia transportadora essa energia é usada para produzir ATP. Ocorre na memb. Plasmática dos procariotas e na mitocôndria dos eucariontes. * FOTOFOSFORILAÇAO: ocorre na fotossíntese convertendo energia luminosa em ATP e NADPH que serão utilizados para produção de compostos orgânicos.
QUIMIOHETEROTROFICOS:
Oxidação de carboidratos (glicose e a fonte preferida). Maioria das bactérias, todos e fungos e protozoários.
GLICOLISE produz ATP por fosforilação do substrato oxidação da glicose com produção de 2 ac. pirúvicos, 2 ATP e 2 NADH. (via das pentoses. Não utiliza O2)
RESPIRAÇÃO AERÓBIA oxidação completa de moléculas orgânicas que inclui uma cadeia transportadora de elétrons e tem o O2 como aceptor final de elétrons.
Etapas: ciclo de Krebs (os aceptores de elétrons são o NADH e o FADH2) Cadeia transportadora de elétrons. Se faltasse oxigênio ocorreria uma saturação dos citocromos não ocorrendo síntese de ATP, levando a morte por asfixia.
FORÇA PROTOMOTIVA: Maior responsável pela formação de ATP na cadeia respiratória. Ocorre uma diferença