Medicina paliativa no brasil
A Medicina Paliativa consiste num tipo de cuidado médico aos pacientes cuja doença não responde aos tratamentos curativos, objetivando que eles desfrutem os dias que lhes restam de forma mais consciente possível, livres da dor e com seus sintomas sob controle. Os Cuidados Paliativos são interdisciplinares e se ocupam do paciente, da família e do entorno social do paciente, não prolongam a vida, nem tampouco aceleram a morte. Eles somente tentam estar presentes e oferecer conhecimentos médicos e psicológicos suficientes para o suporte físico, emocional e espiritual no decorrer da fase terminal e de agonia do paciente, bem como melhorar a maneira de sua família e amigos lidarem com essa questão. Na figura 1, cena da novela Viver a Vida visualiza quatro pessoas: a médica, a paciente, o marido e a filha da paciente. Nela são transmitidos os cuidados paliativos, onde a família esta presente dando um bom suporte de auxílio ao paciente terminal, representando mais do que a simples presença de alguém promovendo cuidados.
Na figura 2, charge de Ivan Cabral nos depara com uma ironia da extrema falta de consideração do médico com seus pacientes, todos necessitando de um rápido atendimento, mas o que recebem é um descaso, onde os leva ao óbito representado pelo abismo na imagem.
Comparando essas duas imagens é perceptível que são opostas, a primeira é uma ficção tão desejada que se torne realidade no Brasil. Mas as maiorias dos médicos desconhecem a medicina paliativa, privando os brasileiros desses cuidados paliativos que propicia bem estar, conforto e suporte aos pacientes e seus familiares nas fases finais de uma enfermidade terminal. A situação real da saúde brasileira está engatinhando lentamente rumo à concretização desta fantasia, resta nos lutar pela construção de uma ponte que ultrapasse esse abismo, entre o paciente e o