medicina legal
SINAIS VITAIS/BIÓTICOS/POSITIVOS = INDIVIDUO VIVO=
CRM + SE
CIRCULAÇÃO
RESPIRAÇÃO
MOBILIDADE
SENSIBILIDADE
EXCITABILIDADE
FENÔMENOS CADAVÉRICOS
SINAIS AVITAIS/ABIÓTICOS/ ou VITAIS NEGATIVOSNEGATIVOS = OBSERVADO EM TODO INDIVIDUO MORTO.
A) IMEDIATOS-instantaneamente c/ o constatação do óbito,ñ pd ser dissociado da morte.
PERDA DE: CRM+SE+RPA IMEDIATOS= surgem instantaneamente c/ a morte (cuidado CRM+SE=ñ são sinais de certeza que a pessoa está morta) manobras para certificação da morte recente ou imediata=
Auscultação termo técnico para a escuta dos sons internos do corpo, normalmente usando um estetoscópio; é baseado no de verbo latino auscultare "escutar ". A auscultação é executada com a finalidade de examinar o sistema circulatório e sistema respiratório (sons do coração e sons da respiração), como também o sistema de gastro-intestinal (sons do intestino).
Eletrocardiografia= (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.
Fluoresceína de Icard (injeção de fluoresceína por veia endovernosa, se ainda existir vida, após alguns minutos a pele e as mucosas adquirem coloração amarelada.
Ainda como fenômeno imedito temos:
Fácies hiprocrática ou mascára da morte p/ indicaar o aspecto do rosto e expressão fisionômica do cadáver, em decorr~encia da perda do tônus muscular =fronte enrugada, olhos fundos, nariz afilado c/ orla escura, têmporas deprimidas, vazias e enrugadas, orelhas repuxadas p/ cima, lábios caídos, maças deprimidas, queixo enrugado e seco, pele seca e lívida, cílios e pelos do nariz e das orelhas semeados por poeira brancacenta, semblante carregado e desconhecido.
CRM+SE+RPA
PERDA DA CONSCIÊNCIA=INCONSCIÊNCIA
PERDA DA REPIRAÇÃO
PERDA DA MOBILIDADE=IMOBILIDADE
PERDA DA SENSIBILIDADE=INSENSIBILIDADE
PERDA DA EXCITABILIADE=
RPA=
RELAXAMENTO MUSCULAR