Medicamentos
INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
A via subcutânea é uma via de administração de medicamentos por meio da injeção subcutânea. Esta via só pode ser utilizada para fármacos que não irritam o tecido, caso contrário, pode sobrevir dor intensa, necrose e descamação. A injeção subcutânea minimiza os riscos associados com a injeção intravascular. Pequenas quantidades de adrenalina são, às vezes, associadas com um fármaco de modo a restringi-lo a sua área de atuação. A adrenalina atua como vaso constritor local e diminui a remoção de fármaco, como a lidocaína, do seu local de administração. Aplicações de injeções subcutâneas estão relacionadas à administração do medicamento no tecido subcutâneo da pessoa, ou seja, por baixo da derme.Onde a absorção é mais lenta o que é desejável.
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
O tecido subcutâneo é extremamente sensível às soluções irritantes e a grandes volumes de medicamentos e por isso, devem ser prescritas e administradas subcutaneamente apenas doses pequenas entre 0,5 e 1,0 ml de medicamentos hidrossolúveis. Os locais mais adequados para aplicação são aqueles afastados das articulações, nervos e grandes vasos sangüíneos:
- partes externas e superiores dos braços;
- laterais externas e anteriores das coxas;
- região gástrica e abdome ;
- nádegas;
- costas (logo acima da cintura). Obs.: Na aplicação de injeções subcutâneas o paciente pode estar em pé, sentado ou deitado, com a área bem exposta.
Não se deve aplicar: - nos antebraços ; - nas proximidades do umbigo e da cintura; - próximo das articulações; - na região genital e virilha.