Medicamentos
Os métodos de administração medicamentos modificam seus efeitos organismo. Algumas drogas só podem administradas por um método outras, várias formas.
De modo geral, dois tipos de administração de drogas nos interessa: local e sistêmica.
dos no ser por Durante a fase de preparo, o profissional de enfermagem deve ter muita atenção para evitar erros, assegurando ao máximo que o paciente receba corretamente a medicação. Isto justifica porquê o medicamento deve ser administrado por quem o preparou, não sendo recomendável a administração de medicamentos preparados por outra pessoa.
Definições
◦ Droga – é toda substância capaz de modificar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, utilizado com ou sem intenções de benefício do receptor.
◦ Medicamentos – é toda substância utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estado patológico para o benefício do organismo receptor, seja para atender uma finalidade terapêutica: ação preventiva, diagnóstico, curativo e paliativo. ◦ Remédio – é um termo de conceito amplo, significando tudo aquilo o que é aplicado com a intenção de combater a dor, a doença ou o que possa prejudicar o organismo receptor.
Fatores que alteram a ação das drogas:
◦ Absorção
◦ Distribuição
◦ Eliminação
Via oral;
Via Enteral
Via sublingual;
Via gástrica
Via retal;
Vias injetáveis:
Via Parenteral
Intradérmica
Subcutânea
Intramuscular
Intravenoso.
Cutânea ou tópica
Auricular
Outras vias
Ocular
Nasal
Vaginal
Sublingual
Parenteral:
IV, IM, SC
Oral
Inalação
Patch transdérmico Tópica
PRINCIPAIS VIAS DE
ADMINISTRAÇÃO DE
MEDICAMENTOS SE
DIVIDEM EM ENTERAIS
E PARENTERAIS
Retal
Representa qualquer região do organismo onde uma droga para exercer sua ação é absorvida sem passar pelo tubo digestivo. Pode ser por injeção ou não.
Técnica
certa