Medicamentos
A acne é uma doença comum que atinge muitas pessoas e requer vários tratamentos, muitas vezes iniciados com medidas simples como a limpeza e higiene da pele para suavizar os vulgarmente chamados cravos e espinha.
O aparecimento da acne é um distúrbio inflamatório que freqüentemente atinge os adolescentes, podendo persistir após a adolescência ou surgir na idade adulta, onde o quadro mais frequente é em mulheres, que geralmente possuem distúrbios hormonais envolvidos.
[pic]
É na adolescência que tudo começa, as espinhas são mais frequentes. Porque, nesta fase, ocorre ajuste fisiológico (aumento e/ou diminuição) dos níveis hormonais. Estes causam a elevação do número das glândulas sebáceas que, em grande maioria, estão conectadas aos folículos pilosos, e produzem sebo. Acredita-se que, expulso através da abertura dos folículos, o sebo estimule as células da parede interna do poro, o que faz com que elas se desprendam e se agrupem, formando uma espécie de rolha: o tradicional cravo.
Sebo e células favorecem o crescimento bacteriano, no interior do folículo. Estas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular. Conclusão: sebo + bactérias + células descamadas da parede dos poros expandem-se na pele, causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus.
ILUSTRAÇÃO DO FOLÍCULO SEBÁCEO COM A FORMAÇÃO DA ACNE
Bons princípios ativos dos cosméticos para tratar a acne:
✓ Á ácido salicílico e melaleuca, tem ação antisséptica, excelente para secar e camuflar a acne.
✓ Extrato de calêndula, com ação regeneradora e cicatrizante, e aloe vera, antisséptica e emoliente.
✓ Ácido salicílico e extrato de hamamélis, substâncias que combatem e previnem a formação dos cravos e das espinhas.
✓ Própolis que é um antibiótico natural, de ação bactericida, a união do própolis com calêndula, gera um efeito de cicatrização mais rápida na nossa pele.
✓ Vitaminas antioxidantes e zinco na